Monday, January 6, 2014

Óleo de coco

O óleo de coco é uma gordura saudável que pode substituir os óleos vegetais refinados típicos da nossa dieta. Apesar de ser constituído maioritariamente por gordura saturada, o impacto desta na saúde é de grosso modo positivo. Mais de 50% dos ácidos gordos presentes no coco são de cadeia média (MCFA), nomeadamente ácido láurico, formando aquilo a que tipicamente chamamos MCTs (middle-chain triglycerides).

O metabolismo destas gorduras é diferente dos ácidos gordos convencionais. Após absorção no intestino, os MCFA entram na circulação hepática directamente, não sendo transportados nos quilomicra através da linfa. No fígado eles são utilizados como energia em grande extensão, tornando-se mais difícil a sua acumulação no tecido adiposo. Este fenómeno deve também ao facto de os MCFA não dependerem da carnitina para serem oxidados, um processo altamente regulado a nível metabólico e que trava a utilização de gordura como fonte energética.

Apesar de se tratar de uma gordura saturada, o impacto que poderá ter no perfil lipídico parece ser positivo. Estudos mostram que embora se verifique um aumento no colesterol total, esse aumento deve-se sobretudo à fracção HDL, reconhecida como protectora. Para além do mais, o óleo de coco poderá ter um efeito positivo na redução dos níveis de triglicéridos.

Ao comprar óleo de coco é importante que se certifique de que é virgem. Existem no mercado produtos refinados que não trazem os mesmo benefícios. O óleo de coco é uma fonte importante de polifenóis antioxidantes e fitoesteróis saudáveis, componentes que são destruídos em processos industriais menos cuidadosos.


(copiado de um post do Sérgio Veloso no facebook)

No comments:

Post a Comment